segunda-feira, 21 de abril de 2008

Coisas que você tem que saber antes de instalar o SP-1 do Vista

Se você está insatisfeito com o Windows Vista, deve andar louco para saber tudo sobre o Service Pack 1: um pacotão de consertos e remendos que -finalmente!- a Microsoft está lançando esta semana para tentar melhorar seu polêmico sistema operacional. Mas e aí? Presta? Pois bem... vamos por partes:
1. A instalação. Tem umas estórias de horror rolando por aí, mas comigo até que foi tudo bem. Únicos problemas: precisei baixar o SP1 completo, que tem 500 e poucos megas (não consegui fazer a atualização via Windows Update). E a instalação foi muuuuuito demorada: quase 2 horas.
2. A compatibilidade. Se você tinha alguma placa, algum software, ou algum periférico incompatível com o Vista, pode tirar o cavalinho da chuva: o SP1 não resolve. No meu caso, isso significa que o scanner e a placa de TV continuam sem funcionar no Vista (e olha que, supostamente, eles têm drivers compatíveis).
3. Os recursos. Necas de pitibiribas. Pode fuçar à vontade, que você não vai encontrar grandes novidades - as mudanças estão todas "sob o capô". Mas é esse mesmo o espírito de um Service Pack: corrigir falhas, não trazer inovações.
4. O desempenho. Não muda muito. A cópia de arquivos para pendrive está uns 15% mais rápida. Em compensação, o Vista engordou ainda mais: após instalar o Service Pack, você perde 4 gigabytes de espaço no disco rígido. No dia-a-dia, o sistema continua lento e um pouco hesitante - nem se compara ao Windows XP.

Conclusões. O Service Pack 1, em que a Microsoft depositou todas as esperanças, não é uma pílula mágica capaz de salvar o Vista - ele continua lento, incompatível e cheio de pentelhações. Mas acontece o seguinte. Desde que o Vista foi lançado, 15 meses atrás, o mercado mudou muito. Hoje, até os computadores mais básicos já têm um hardware legal (disco rígido espaçoso, 1 ou 2 gigas de memória, etc e tal), capaz de aguentar o Vista. O Mac OS é superior, mas só roda nos computadores da Apple, mais caros. O Linux ainda não é pra todo mundo. E o Windows XP está saindo do mercado.

1 comentários:

Equipe do Véio Tarado disse...

deixei um meme pra vc lá no blog...

acessa lá...

www.veiotarado.blogspot.com